Kalós 59N – Cabernet Franc

Plano 95

Vinho  Kalós 59N – Cabernet Franc

Safra  2016

Produtor  Kalós Wines

País  Argentina

Tipo  Tinto Seco (FeA – S/M)

Região  Mendoza

Volume  750ml (somente 25.000 garrafas)

Subregião  Valle de Uco

Uvas  Cabernet Franc

Álcool  13,5%

Importadora  Wine Lovers

Temperatura de guarda  14º

Temperatura de serviço  16º

Consumir até  2021

HISTÓRICO

A vinícola Kalós Wines é um projeto especial da família Losada, que fixou residência em Mendoza há 20 anos. É uma homenagem ao Sr.Calixto, o avô (e patriarca) da família.

 

O objetivo desse projeto é apresentar vinhos de produção limitada e qualidade única. Como um tributo ao vinho e gratidão à hospitalidade com que foram recebidos nessa região, eles decidiram desenvolver uma produção de excelência.

 

Assim, manejam vinhedos em algumas das melhores zonas produtoras de Mendoza (Altamira, Barrancas, La Consulta, Agrelo e Tunuyán) e a parte técnica fica com a dupla de enólogos Pablo Benavides e Fabián Valenzuela. As principais castas são: Cabernet Franc, Malbec e Petit Verdot.

Curiosidade

O nome deste vinho é “Kalós 59N” ou “59 Novias”. É uma brincadeira que faz alusão às supostas 59 namoradas que o Sr.Calixto diz que teve durante a sua vida, antes de se casar com a Sra.Yolanda. Por sinal, o vinho top da vinícola é uma homenagem direta a ela, chama-se “Yoli by Kalós”.

FICHA TÉCNICA

Vinificação

Colheita manual apenas nos vinhedos da região de Barrancas na 3ª semana de Março. Depois da seleção e desengace, os bagos foram esmagados e o mosto passou por uma maceração pré fermentativa à frio (08 graus) por 04 dias. Em seguida, foi transferido para as cubas de aço inox, onde ocorreu a fermentação alcoólica com leveduras selecionadas em baixa temperatura (de 20° a 25°) para preservar os aromas frutados da casta. O vinho resultante foi estabilizado, filtrado e engarrafado em passagem por madeira.

Visual

Rubi pleno. Apresenta intensidade média alta, densidade média alta e sem halo de evolução.

Olfativo

O primeiro ataque é de Frutas Vermelhas e Negras em Geleia (FVNG – amora, groselha, cassis, ameixa, jabuticaba), Frutas Secas (FS – castanhas) e Especiarias (noz moscada, cardamomo). Em seguida, surgem aromas Terrosos e Animais. Depois de um tempo arejando, encontramos Tabaco, Fumo de Corda, Manteiga de Cacau, Açúcar Mascavo e um discreto Floral de Violeta.

Gustativo

Recomendo que decantem este vinho por ½ hora, pelo menos. Ótimo volume de boca. Acidez alta, álcool integrado e taninos potentes, sem amargor. Apresenta-se seco, com corpo alto, intensidade alta e persistência média longa. A boca confirma o nariz e ainda traz um pouco de Alcatrão, Resina, Serragem e Alcaçuz. É um Cabernet Franc muito típico do Novo Mundo: Potente, explosivo, provocativo e muito saboroso.

Combinação

A Cabernet Franc é uma casta que pede comida, muito gastronômica. Recomendo as Caças, Cortes Bovinos mais intensos, Churrasco clássico e os grandes Guisados. Os Molhos Marrons, Reduções e de Frutas Vermelhas são perfeitos. Massas recheadas, Tortas de Carne ou Frango e Batatas Gratinadas podem surpreender. Dentre os queijos, prefiro os tipo Grana.

Motivo da Escolha

Não é fácil achar um Cabernet Franc com tipicidade e com valor razoável; é uma casta cara de cultivar. Mas este projeto me impressionou. Acredito que seja um ótimo exemplar para entender a casta e mostrar todo o potencial.

plugins premium WordPress