Down Under – Shiraz

Plano 95

Vinho  Down Under – Shiraz

Safra  2014

Produtor  Westend Estate – Calabria Winery

País  Austrália

Tipo  Tinto Seco (FeA – 06M/FA)

Região  New South Wales

Volume  750ml

Subregião  Riverina

Uvas  Shiraz

Álcool  14%

Importadora  KMM

Temperatura de guarda  14º

Temperatura de serviço  14º

Consumir até  2018

HISTÓRICO

Em 1927, um casal de imigrantes italianos (Francesco e Elizabeth Calábria) comprou apenas 02 hectares de ótimas terras no condado de Griffith (coração de Riverina), província de New South Wales. A intenção era cultivar vinhedos e produzir uvas de ótima qualidade para vender.

 

No final da Segunda Guerra Mundial (1945) o casal resolve fundar uma empresa vinícola familiar, Calábria Wines, para comercializar seus próprios vinhos. O sucesso foi imediato, com inúmeros reconhecimentos e prêmios.

 

Em 1974, o filho, Bill Calábria, assumiu os negócios da família e alterou o nome da empresa para Westend Estate Wines. Até hoje, ele comanda essa vinícola familiar de sucesso internacional, onde a linha “3 Bridges” é benchmark para os vinhos da região.

 

Produzem algo em torno de 06 milhões de garrafas por ano.    

Curiosidade

Bill Calábria é portador de uma rara alergia provocada pelos ácidos encontrados no vinho. Dessa forma, ele não pode degustar (engolir, mais precisamente) os próprios vinhos que produz. Somente a paixão, a visão e a determinação podem justificar o esforço e o sucesso desse produtor.

FICHA TÉCNICA

Vinificação

Colheita mecânica e manual apenas em vinhedos da família. Após a seleção e desengace, o mosto seguiu para os tanques de aço inox onde ocorreu a fermentação alcoólica. O estilo de fermentação segue a tradição australiana, ou seja, “Tanques Abertos”. Em seguida, o vinho foi transferido para as barricas de carvalho francês e americano onde estagiou por 06 meses. Antes de engarrafar, o vinho foi estabilizado e filtrado.

Visual

Rubi pleno e não violáceo. Apresenta intensidade alta, densidade média baixa e sem halo de evolução.

Olfativo

O primeiro ataque é de Frutas Vermelhas Maduras (FVM – framboesa, amora, groselha) e Frutas Negras Passadas (FNP – ameixa). Em seguida, surgem aromas de especiarias (pimenta do reino branca, cardamomo, pistache, cravo) e um ligeiro toque de resina. A passagem pela madeira é marcada pelo licor de cacau, chocolate ao leite, caramelo e bala de café. Muito agradável e típico da variedade.

Gustativo

Bom volume de boca. Acidez alta, álcool bem marcado e taninos macios. Apresenta corpo médio para menor, intensidade alta e persistência média. A boca confirma o nariz e ainda traz um toque de alcatrão e mate. É um vinho fácil de gostar e que já está pronto para o consumo.

Combinação

Excelente opção de tinto para ficar bebendo sem compromisso num dia mais quente; é um vinho macio e redondo, que sempre agrada a maioria (um coringa). Se for à mesa, faz bonito. Recomendo Cordeiro, Rosbife, Pastrami, “Carne Louca” e Costelinha de Porco frita. Além disso, vai bem com pratos defumados, lasanha vegetariana e molhos vermelhos semi apurados. Pizzas, empanadas, hamburguers artesanais e cozinha thai podem agradar.

Motivo da Escolha

A Austrália é especialista em produzir vinhos prontos, fáceis de gostar e, ao mesmo tempo, bem feitos e com muita qualidade. Para mim, este é um dos vinhos australianos mais “honesto” que conheço; sempre agrada. Funciona como um “coringa” da adega. Aproveitem.

plugins premium WordPress