Château de Brigue – Côtes de Provence AOP

Plano 95

Vinho  Château de Brigue – Côtes de Provence AOP

Safra  2017

Produtor  Château de Brigue – Famille Brun

País  França

Tipo  Rosé Seco (FeA – S/M – “por maceração”)

Região  Provence

Volume  750ml

Subregião  Côtes de Provence

Uvas  Grenache 40%, Cinsault 40%, Syrah 20%

Álcool  12,5%

Importadora  Wine Lovers

Temperatura de guarda  12º

Temperatura de serviço  10º

Consumir até  2020

HISTÓRICO

Empresa familiar fundada por Roger Brun em 1970, no auge da moda do Vinho Rosé na França. Localizados no coração de uma das melhores apelações da região “Côte de Provence”, na comuna de Le Luc.

 

Seu filho Fernand seguiu os passos do pai e adotou o projeto, expandindo as instalações e permitindo que ele se tornasse um negócio rentável. Atualmente, a terceira geração (Jean, Christian, Olivier e Frederic Brun) comanda a vinícola; administrando 120 hectares de vinhedos, com destaque para: Grenache, Cinsault, Mourvèdre, Syrah e Cabernet Sauvignon.

 

Dedicação e know-how passados de geração a geração; Château de Brigue tornou-se uma instituição de vinificação superior e um dos maiores nomes em Provence.

FICHA TÉCNICA

Vinificação

Colheita manual apenas em vinhedos próprios no meio de Setembro. Após a seleção e o desengace, as castas foram misturadas e esmagadas. A fermentação alcoólica ocorreu em tanques de aço inox com leveduras selecionadas e temperatura baixa (entre 18ºC e 21ºC). Nas primeiras horas da fermentação (10 horas), as cascas das uvas permaneceram em contato com o mosto para extração da cor desejada (método “por maceração”) e depois foram retiradas e descartadas. O vinho resultante foi estabilizado, filtrado e engarrafado sem passagem por madeira.

Visual

Rosé Salmão brilhante. Apresenta intensidade alta, densidade média alta e sem halo de evolução.

Olfativo

O primeiro ataque é de Frutas Vermelhas Frescas (FVF – morango, amora, cereja, framboesa), Frutas Cítricas Maduras (FCM – tangerina, toranja) e Florais (cerejeira, laranjeira, rosas). Em seguida, abre para um gostoso toque Mineral (calcário) e Ervas Frescas (erva doce, endro). Muito agradável e provocativo.

Gustativo

Ótimo volume de boca, com acidez destacada, álcool moderado e sem taninos. Apresenta-se seco, corpo leve para médio, intensidade alta e persistência média longa (para um rosé). A boca confirma o nariz, muito fresco, envolvente, fácil de gostar e com ótima tipicidade.

Combinação

Vocês já ouviram a expressão “Beba e seja Feliz”?… Pois é, este é o caso. Este vinho pode e deve ser degustado da forma que quiser (piscina, praia, Carnaval…). Se for à mesa, combina perfeitamente com inúmeros pratos. Recomendo: Culinária Caiçara, Culinária Mediterrânea, Culinária Japonesa básica e alguns pratos da cozinha Thai. Legumes assados/grelhados com ervas, Tapenades e Quiches farão sucesso.

Motivo da Escolha

Conheço este vinho desde que chegou ao Brasil pela primeira vez e me surpreendi logo de cara. Ele reúne todas as qualidades e características que um Rosé da Provence deve ter. Conseguimos um ótimo desconto e, assim, foi possível colocá-lo no nosso Clube. Aproveitem!

plugins premium WordPress