Crianza – Ribera del Duero D.O.

Plano 150

Vinho  Crianza – Ribera del Duero D.O.

Safra  2013

Produtor  Bodegas Mayor de Castilla – Grupo García Carrión

País  Espanha

Tipo  Tinto Seco (FeA – 12M/FA – 12Gar)

Região  Ribera del Duero

Volume  750ml

Subregião  Haza

Uvas  Tinta del País (Tempranillo)

Álcool  14%

Importadora  Adega Alentejana

Temperatura de guarda  14º

Temperatura de serviço  16º

Consumir até  2022

HISTÓRICO

A história desta vinícola começa no século XII, quando um nobre de Castilla, Juan de Haza construiu uma fortaleza num ponto estratégico na comuna de Haza. Para abastecer seu “feudo”, ele também construiu uma adega e plantou vinhedos por toda a propriedade. Na época, esses vinhedos rapidamente ganharam fama nas regiões vizinhas devido a sua qualidade.

 

A Viña Arnáiz está localizada exatamente onde antes era essa fortaleza, em uma área total de 80 hectares. As encostas suaves dessa bela propriedade, chamada “La Magdalena”, hospedam parcelas da tradicional casta Tinta del País (nome da Tempranillo em Ribera del Duero) e de outras variedades como Cabernet Sauvignon e Merlot.

 

A Adega atual foi desenhada pelo renomado arquiteto Manuel de la Torre, famoso pelos seus projetos de reconstrução e preservação de construções históricas. Possui 12 mil m² de área construída e 10 mil barricas de carvalho francês e americano. Todo o projeto buscou manter uma forte inspiração castelhana. Por dois anos consecutivos ela foi eleita, pela prestigiada International Vinitaly Competition, a Melhor Vinícola da Espanha.

 

A Viña Arnáiz faz parte da García Carrión, um tradicional grupo familiar espanhol ligado ao mundo do vinho desde 1890.

FICHA TÉCNICA

Vinificação

Colheita manual apenas em vinhedos próprios entre Agosto e Setembro. Após a seleção e o desengace, os bagos foram esmagados e o mosto seguiu para os tanques de aço inox. Em seguida, foram adicionadas as leveduras selecionadas e a fermentação ocorreu em temperatura média alta (28°C a 30°C). O vinho resultante ainda sofreu transformação malolática antes de ser trasfegado para barricas novas de carvalho francês e americano, onde permaneceu por 12 meses. Por último, o vinho foi estabilizado, clarificado e engarrafado; ficando mais 12 meses nas adegas antes de poder ser comercializado.

Visual

Rubi evoluído e maduro. Apresenta intensidade alta, densidade média alta e pequeno halo de evolução.

Olfativo

O primeiro ataque é de Frutas Vermelhas e Negras Passadas (FVNP – cereja, amora, jabuticaba), Frutas Secas (FS – figo, uva passa preta) e Especiarias (pimenta síria, canela, cravo, noz-moscada, anis). Em seguida, surgem aromas Terrosos (típicos da casta: estrada de terra, tijolo) e um toque balsâmico. A passagem por madeira é bem marcada (tostado, cachimbo, caramelo, chocolate). Termina abrindo para Bala Toffee, Baunilha e algo Empireumático (madeira queimada). Muito amplo.

Gustativo

Incrível volume de boca, com acidez alta, álcool alto e taninos ainda firmes. Apresenta-se seco, com corpo médio para maior, intensidade muito alta e persistência longa. Confirma nariz e ainda traz um forte toque Animal (couro, almiscarado), Ervas Secas, Madeira Velha e Alcatrão. É um vinho típico da denominação, mostrando-se explosivo, envolvente, carnudo e bem equilibrado.

Combinação

É um vinho para noites frias. Cortes Bovinos mais intensos, Caças (coelho, javali), Cordeiro e Porco Preto são perfeitos. Ele pede molhos marrons, apurados, reduções ou de ervas. Cremes e purês intensos acompanham. Experimente com uma Polenta Cremosa ao Ragu de Cordeiro (ou de Costela desfiada), Arroz Negro com Funghi ou ainda, uma Rabada. Sensacional.

Motivo da Escolha

Este “Crianza” está no seu ponto ótimo e mostra muito bem as características da denominação. Excelente estrutura e complexidade com uma relação de custo/benefício difícil de ser igualada.

plugins premium WordPress