Esporão Reserva

Plano 150

Vinho  Esporão Reserva

Safra  2009

Produtor  Herdade do Esporão

País  Portugal

Tipo  Tinto Seco

Região  Alentejo

Volume  750ml

Subregião  Monsaraz

Uvas  Aragonês, Trincadeira, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet

Álcool  14,5%

Importadora  Qualimpor

Temperatura de guarda  14º

Temperatura de serviço  16º

Consumir até  2017

HISTÓRICO

A antiga propriedade da Herdade do Esporão foi adquirida pela Finagra em 1973. Localizada em pleno coração do Alentejo, mais precisamente em Reguengos de Monsaraz, a herdade tem como principal objetivo produzir vinhos de grande qualidade.

 

A moderna adega foi construída em 1987 e, dois anos mais tarde, já era lançado o primeiro vinho Esporão, sendo rapidamente considerado um dos melhores vinhos portugueses. Em 1995, depois dos vinhos já estarem consolidados, novos investimentos foram efetuados: cultivo de uma nova área de vinha, renovação da área existente, instalação de sistema de irrigação por gotejamento em toda a vinha e construção de uma barragem com 100ha de área submersa.

 

A compra da Herdade dos Perdigões com 190ha de vinha, a construção da Casa do Enoturismo, a expansão da adega e a aquisição de um moderno lagar para a produção dos Azeites Virgens Herdade do Esporão foram as mais recentes apostas de uma empresa dinâmica no desenvolvimento da Herdade.

 

Hoje, a herdade conta com quase 600ha de vinhas espalhadas por 05 propriedades, 2.000 barricas de 225lts. (sendo 75% de carvalho americano e 25% de carvalho francês) e, em 2008, foi eleita a Empresa do Ano.    

Curiosidade

A Torre do Esporão, edificada entre 1457 e 1490, é uma das mais importantes torres construídas na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Situada na Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, sua primeira utilidade era de moradia e depois, militar (defesa). Hoje abriga um museo que, entre outras atividades, expõe os vestígios de um povoado que alí existiu há cerca de 5.000 anos (Povoado dos Perdigões).

FICHA TÉCNICA

Vinificação

Os vinhedos têm 17 anos de idade. A colheita é feita em separado, por casta. Após o desengace e esmagamento ocorreu a fermentação alcoólica com temperaturas controladas em pequenos lagares mecânicos. A transformação malolática ocorreu em cuba de inox. Estagiou em madeira de carvalho francês (30%) e americano (70%) durante 12 meses. Após o engarrafamento seguiram-se mais 12 meses de estágio em garrafa. O rendimento é de 40hl/ha.

Visual

Rubi pleno com traços violáceos. Apresentando intensidade e densidade altas e sem halo de evolução.

Olfativo

Aromas quentes de frutas pretas e vermelhas passadas, flores (violeta), especiarias (cravo, canela e pimenta), figo seco, menta e algo almiscarado. O estágio em madeira é bem marcado pelo aromas de tobacco, fumo de corda e tostado. Num segundo momento surgem aromas de açúcar mascavo, azeitona preta, alcaçuz e algum animal.

Gustativo

Vinho quente, potente, intenso e complexo. A acidez e o álcool estão bem encaixados com os taninos. O corpo é médio alto, com intensidade alta e persistência média longa. A boca confirma o nariz, com destaque para as frutas, especiarias e o mentol.

Combinação

É um vinho gastronômico e eclético. Combina com ensopados e guisados (feijoada trasmontana, puchero, cassoulet), carré de cordeiro, stinco de javali com ragu, leitão da Bairrada, embutidos artesanais defumados, arroz de pato com funghi, moussaka. As culinárias árabe e marroquina são ótimas opções. Dentre os queijos, sugiro os duros curados.

Motivo da Escolha

Este é um dos vinhos portugueses mais premiados no mundo. É um vinho que está pronto para o consumo, mas que pode evoluir muito bem por mais 05 anos. A negociação que conseguimos torna-o praticamente imbatível na sua faixa de preço.

plugins premium WordPress