Haedus Rosé – Côtes de Provence AOP

Plano 150

Vinho  Haedus Rosé – Côtes de Provence AOP

Safra  2016

Produtor  Château Ferry Lacombe

País  França

Tipo  Rosé Seco (FeA – S/M – “por maceração”)

Região  Provence

Volume  750ml

Subregião  Côtes de Provence

Uvas  Grenache 55%, Syrah 20%, Cinsault 15%, Vermentino 10%

Álcool  13,5%

Importadora  Zahil

Temperatura de guarda  12º

Temperatura de serviço  10º

Consumir até  2020

HISTÓRICO

A história dessa magnífica propriedade começou em 1442, quando a família Ferry se estabeleceu na Provence e fundou a vinícola “Château Ferry-Lacombe”. Localizada no coração da denominação, mais especificamente no Vallée du Arc, próximo de Aix-en-Provence. A sede é linda e traz a arquitetura típica das propriedades rurais da charmosa Provence.

 

No ano de 2000, Michel Pinot, um francês que morou algum tempo no Brasil, adquiriu a vinícola e promoveu inúmeras melhorias. Ele administra juntamente com seus dois filhos: Matthieu e Alexandra.

 

Atualmente possuem cerca de 60 hectares de vinhedos, sendo 11 hectares no excelente “terroir” de Montagne Sainte-Victorie. Produzem vinhos brancos, rosés e tintos. As principais castas são: Rolle, Clairette, Grenache Blanc, Vermentino (brancas), Grenache, Cinsault, Syrah e Cabernet Sauvignon (tintas).

FICHA TÉCNICA

Vinificação

Colheita mecânica apenas em vinhedos próprios no meio de Setembro, sempre na madrugada para preservar o frescor. Após a seleção e o desengace, as castas foram misturadas e esmagadas. A fermentação alcoólica ocorreu em tanques de aço inox com leveduras selecionadas e temperatura baixa (entre 14ºC e 18ºC). Nas primeiras horas da fermentação, as cascas das uvas permaneceram em contato com o mosto para extração da cor desejada (método “por maceração”) e depois foram retiradas e descartadas. O vinho resultante foi estabilizado, filtrado e engarrafado sem passagem por madeira e sem transformação malolática.

Visual

Rosé Salmão brilhante. Apresenta intensidade alta, densidade média e sem halo de evolução.

Olfativo

O primeiro ataque é uma explosão de Frutas Amarelas Frescas (FAF – pêssego, nêspera), Frutas Vermelhas Frescas (FVF – morango, groselha), Frutas Brancas Frescas (FBF – maçã verde) e Florais (flores do campo, rosa champagne). Em seguida, abre para Ervas Frescas (erva doce, endro, mostarda) e um toque Mineral (calcário, seixo de rio, pedra rolada). Delicioso, amplo.

Gustativo

Excelente volume de boca e equilíbrio, com acidez destacada, álcool bem encaixado e sem taninos. Apresenta-se seco, corpo médio, intensidade muito alta e persistência média longa (para um rosé). A boca confirma o nariz e ainda traz um interessante toque “salgado de maresia”. É um vinho muito fresco, vivo, vibrante e elegante. Magnífico.

Combinação

Recomendo que degustem este vinho sozinho, num primeiro momento; para apreciar todas as suas qualidades. Quando for à mesa, existem centenas de opções de harmonização. Recomendo: Culinária Caiçara, Japonesa básica, Indiana e Grega de verão. Experimentem com um Tartar de Salmão com Guacamole, Frutos do Mar grelhados, Risoto de Morango, Lombo Suíno a Califórnia e Frango com Alho Poró… o céu é o limite.

Motivo da Escolha

Na maioria das vezes, quando pensamos em vinhos rosés, vem à mente um vinho simples, fácil e sem grande predicados. Este Haedus é a prova máxima de que é possível fazer um “grande vinho” mesmo sendo um rosé. Para mim, um dos melhores da Provence. Simples assim.

plugins premium WordPress