Hope Shiraz

Plano 190

Vinho  Hope Shiraz

Safra  2008

Produtor  Hope Estate Vineyard

País  Austrália

Tipo  Tinto Seco (FeA – 12M/F)

Região  New South Wales

Volume  750ml

Subregião  Hunter Valley

Uvas  Shiraz

Álcool  13,5%

Importadora  KMM

Temperatura de guarda  14º

Temperatura de serviço  16º

Consumir até  2019

HISTÓRICO

Em 1994, o farmacêutico Michael Hope abdicou de sua profissão para dedicar-se aos vinhos, fundando esta vinícola no povoado de Brooke. O sucesso foi tão grande que anos depois ele adquiriu a vinícola Rothbury Estate (em Pokolbin), mudando para lá suas instalações e dando continuidade à tradição dos legendários fundadores: Lens Evans e Murray Tyrrell.

 

Atualmente, a Hope Estate possui cerca de 100 hectares de vinhas na região, além de outros vinhedos espalhados nas províncias de Victoria e Western Austrália. A última aquisição foi um dos ícones dos vinhos australianos: Virgin Hills!

 

Recentemente, foi considerada pelo crítico Robert Parker entre as três vinícolas “top value” de New South Wales. A vinícola recebeu ainda as 4 estrelas no Australian Wine Companion, de James Halliday.

FICHA TÉCNICA

Vinificação

Colheita manual apenas em vinhedos próprios na micro região de Lower Hunter Valley. Após a seleção e o desengace, o mosto sofreu maceração a frio e em seguida começou a fermentação alcoólica em tanques de aço inox abertos com temperatura controlada e leveduras selecionadas. O vinho ainda estagiou por 12 meses em barricas de carvalho francês, ocorrendo a transformação malolática completa, antes de ser estabilizado e engarrafado sem filtragem.

Visual

Rubi Pleno quase atijolando. Apresenta intensidade alta, densidade média alta e pequeno halo de evolução.

Olfativo

O primeiro ataque é de Frutas Vermelhas e Negras Passadas (FVNP – praticamente todas), Frutas Secas (tâmara, castanha portuguesa, figo seco), Especiarias (anis estrelado, noz moscada, canela, pimenta branca) e Mentol. O estágio em madeira é marcado pelos aromas de chocolate, tostado, bala toffee e caramelo. Já apresenta aromas terciários (evolução): couro, terrosos (barro, argila), ervas secas. Depois de um tempo abre para azeitonas pretas. Muito amplo.

Gustativo

Ótimo volume de boca, com muito equilíbrio e elegância. Acidez e álcool bem marcados e com taninos macios e ainda presentes. Apresenta corpo alto, intensidade alta (quase “mastigável”) e persistência longa. É um vinho potente, carnudo, guloso e, ao mesmo tempo, bem acabado e estruturado. A boca confirma o nariz e ainda traz um toque balsâmico, resinoso e de fumo de corda.

Combinação

É um vinho para ser degustado sozinho, apreciando seus 08 anos de guarda. Mas, se for à mesa, faz bonito. Recomendo: Linguiças flambadas, Carnes defumadas, Cabrito assado, Costela suína no bafo, Pernil desfiado e bem temperado (“Pernil do Estadão”) e Filé ao molho de mostarda. Um Moussaka ficaria perfeito! Dentre os risotos, prefira o de Funghi Porcini ou de Pinhão. Molhos brancos gratinados e Batatas recheadas podem surpreender.

Motivo da Escolha

Mais uma vez achei um vinho com algum tempo de guarda para mostrar o potencial de evolução de algumas castas. Desta vez, a Syrah (Shiraz para os australianos) apresenta todas as suas qualidades e virtudes numa região (Hunter Valley) excepcional para esse estilo de vinho.

plugins premium WordPress