Les Bretèches Rouge

Plano 95

Vinho  Les Bretèches Rouge

Safra  2014

Produtor  Château Kefraya

País  Líbano

Tipo  Tinto Seco (FeA – S/M)

Região  Vale do Bekaa

Volume  750ml

Subregião  –––

Uvas  Cinsault 80%, Cab.Sauv.6%, Grenache 7%, Carignan 7%

Álcool  13,5%

Importadora  Zahil

Temperatura de guarda  14º

Temperatura de serviço  16º

Consumir até  2021

HISTÓRICO

Em 1946, um francês chamado Michel de Bustros, encantado com a região do Vale do Bekaa, resolveu assumir o controle de uma propriedade histórica de sua família que há muito estava abandonada. A principal construção está localizada no alto de uma montanha artificial erguida pelos romanos.

 

A terra se mostrou pouco propícia à agricultura normal, sendo indicada apenas para o cultivo de vinhas. Assim sendo, em 1951 foram plantadas as primeiras videiras (09 hectares) de origem francesa. Durante mais de duas décadas o vinhedo cresceu de tamanho, ganhou em qualidade e aprimorou os métodos de produção. Na época, as uvas eram vendidas para outros produtores.

 

Somente no ano de 1979, em plena guerra civil libanesa e após o término da construção da adega principal, é que surgiu o primeiro vinho: “Coteaux de Kefraya”. As safras de 1982 e 1983 receberam ótimas avaliações internacionais e em 1987 começavam as exportações para a França. Hoje, a empresa possui 430 hectares de vinhedos, exportando cerca de 40% para 35 países, tornando-se a segunda maior vinícola do Líbano.

CURIOSIDADE

Há registros de exportação de vinhos libaneses que datam de 2.600 a.C., mas a religião muçulmana reduziu drasticamente seu plantio e consumo. Foram os franceses, durante a ocupação no século XIX, que restauraram os vinhedos e deram início à produção de vinhos de qualidade no Líbano.

FICHA TÉCNICA

Vinificação

Colheita manual realizada entre Agosto e Setembro. Após a seleção e o desengace, os bagos inteiros passaram por um curto período de maceração pré-fermentativa à frio. A fermentação alcoólica ocorreu em tanques de aço inox, variando entre 08 e 20 dias (dependendo da casta). Os lotes de vinhos bases sofreram transformação malolática antes do corte (mistura). O vinho final não passou por madeira.

Visual

Rubi pleno e ainda violáceo. Apresenta intensidade muito alta, densidade média alta e sem halo de evolução.

Olfativo

O primeiro ataque é uma explosão de Frutas Vermelhas e Negras Maduras (FVNM – praticamente todas, destacando morango, amora e mirtilo), Especiarias (pimenta do reino, canela, anis) e Lácteos. Em seguida, surgem aromas mais Florais (rosa seca, jasmim, flor de cerejeira) e Terrosos (argila, tijolo, terra preta). Finaliza com um herbáceo que lembra mato pisado. Muito amplo e sem Madeira.

Gustativo

Excelente volume de boca, acidez alta, álcool bem marcado e taninos firmes ainda jovens. Apresenta-se bem seco, sem amargor, com corpo médio para maior, intensidade alta e persistência média longa. É um vinho potente, robusto, guloso e que ainda está jovem. Confirma o nariz, destacando os terrosos e herbáceos (orégano, louro, tomilho, mato seco). Termina abrindo para um discreto chocolate e balsâmico.

Combinação

Exemplo perfeito de um vinho extremamente gastronômico que combina com uma infinidade de pratos. Cortes Bovinos de segunda assados ou na panela, Caças pequenas (coelho, codorna, frango caipira), Cordeiro magro, Costela suína ou Porco no rolete. A culinária árabe clássica ficaria perfeita. Recomendo Steak Tartar, Kafta, Pimentão Recheado, Linguiças Flambadas e Embutidos. Para os veggies, recomendo os legumes bem condimentados: Caponata, Berinjela assada, Abobrinha recheada, Espeto Veggie e Piquillo.

Motivo da Escolha

O Ch.Kefraya sempre foi considerado um dos melhores produtores do Líbano, mantendo uma consistência admirável. Este vinho é o seu exemplar mais simples e já impressiona pela estrutura e qualidade. É um grande achado e com ótimo desconto exclusivo para o nosso Clube.

plugins premium WordPress