ModA – Montepulciano d’Abruzzo DOC

Plano 95

Vinho  ModA – Montepulciano d’Abruzzo DOC

Safra  2015 (87RP)

Produtor  Vinícola Talamonti

País  Itália

Tipo  Tinto Seco (FeA – 06M/GrF)

Região  Abruzzo

Volume  750ml

Subregião  Loreto Aprutino

Uvas  Montepulciano

Álcool  13%

Importadora  WineBrands

Temperatura de guarda  14º

Temperatura de serviço  14º

Consumir até  2019

HISTÓRICO

Empresa familiar fundada em 2001 por Alfredo di Tonno e sua filha, Antonella. Desde o início, a ideia era transmitir através de seus vinhos todo o potencial e tradição vinícola daquela região pouco conhecida, Abruzzo.

 

Localizada na comuna de Loreto Aprutino (província de Pescara), com 32 hectares de vinhedos, onde cultivam as 03 principais castas autóctones da região: Trebbiano, Pecorino (brancas) e Montepulciano (tinta). Cultivados com exposição para o rio Tavo, a 300 metros acima do nível do mar e com um microclima e “terroir” muito particular.

 

Além dos vinhos, a Talamonti é reconhecida como um dos melhores produtores de azeite fino da região de Abruzzo. Atualmente, entre vinhos e azeites, eles exportam para mais de 30 países.

FICHA TÉCNICA

Vinificação

Colheita manual apenas nos vinhedos próprios. Depois da seleção e desengace, o mosto foi esmagado e passou por uma curta maceração a frio em tanques de aço inox. Em seguida, teve início a fermentação alcoólica com leveduras selecionadas em temperatura média durante 10 dias com remontagens periódicas. O vinho resultante foi prensado e transferido para grandes tonéis de carvalho francês onde estagiou por 06 meses antes de ser estabilizado e engarrafado.

Visual

Rubi jovem e ainda violáceo. Apresenta intensidade alta, densidade média alta e sem halo de evolução.

Olfativo

O primeiro ataque é de Frutas Vermelhas e Negras Passadas (FVNP – ameixa, mirtilo, amora, morango, groselha, cereja), Especiarias (cravo, canela) e Ervas (manjericão, sálvia, menta). Logo em seguida, surgem aromas Herbáceos (mato pisado, folha de chá) e um delicioso toque Terroso (barro, argila, terra molhada). A passagem por madeira é discreta e marcada pelo Chocolate ao Leite e um Tostado leve.

Gustativo

Ótimo volume de boca com acidez alta, álcool equilibrado e taninos presentes e macios. Apresenta-se seco, com corpo médio, intensidade alta e persistência média longa. Os aromas de boca confirmam o nariz, sendo mais herbáceo, amadeirado e com um toque de sumo de carne e azeitona preta. É um vinho muito agradável, fácil de gostar, guloso e fresco. Percebe-se toda a tipicidade da casta, ideal para as meias estações.

Combinação

Vinho gastronômico que combina muito bem com o clima da Primavera (dias ainda não tão quentes e noites menos frias). Este vinho é um coringa, pois combina com inúmeros pratos e sempre agrada a maioria. Em linhas gerais, recomendo: Molhos Vermelhos de média estrutura até os apurados, Molhos Marrons, Carnes Bovinas de panela com ervas, Cabrito, Linguiças, Pizzas e Frituras. As Massas recheadas, Lasagna tradicional, Lasagna Veggie (com berinjela) e Risotos médios, também são ótimas pedidas. Para mim, ficou perfeito com Língua Bovina ao Madeira.

Motivo da Escolha

Infelizmente, a casta Montepulciano ainda é pouco conhecida fora da sua região de origem. Quando eu degustei esse vinho pela primeira vez (há 05 anos), percebi que era um excelente exemplar e que mostrava muito bem todas as características da variedade.

plugins premium WordPress