Mas des Mas – Minervois AOC

Histórico

“Sejamos franceses por nossa tradição e savoir-faire, mas vamos ouvir nossos consumidores e clientes a fim de reconquistarmos seus corações de novo.” (Jean-Claude Mas, enólogo)

 

A “Domaines de Paul Mas” é uma vinícola familiar, fundada em 1892 por Auguste Mas e que possuía apenas 09ha de vinhedos. Em 1934, seu filho, Raymond Mas, adquiriu mais 14ha em outra propriedade. Mas foi somente em 1954, quando o neto do fundador, Paul Mas, assumiu os negócios da família, que a vinícola se tornou importante. Ele comprou vários vinhedos e propriedades, alcançando a marca de 170ha de vinhedos de qualidade. Hoje, a vinícola é administrada pelo competente enólogo Jean-Claude Mas e seu irmão, Michel Mas, 4ª geração da família.

 

A linha de vinhos intitulada “Mas de Mas” tem por objetivo apresentar as principais denominações regionais do Languedoc a partir de pequenas quantidades produzidas.

Ficha Técnica

Vinificação

Colheita manual realizada durante a noite para evitar a oxidação. Rendimento de 30hl/ha. Vinificação realizada em separado para cada variedade. Após a seleção, os cachos inteiros de Syrah e Carignan são submetidos à maceração carbônica. A Grenache fermenta por 05 dias em tanques termo controlados, com tempo total de cuvaison de 03 semanas. Após a transformação malolática é realizado o corte (assemblage). 40% do vinho são transferidos às barricas americanas para 10 meses de amadurecimento. Engarrafado sem clarificação e filtração.

Visual

Rubi pleno e violáceo. Apresenta intensidade alta, densidade média alta e sem halo de evolução.

Olfativo

O primeiro ataque é de Frutas Vermelhas e Negras Maduras (FVNM – todas as berries), Especiarias (pimenta do reino branca, canela, cravo, alcaçuz), Ervas Frescas (louro, orégano), Herbáceo (mato pisado) e um toque de anis. Em seguida, surgem aromas terrosos (talha, barro), animal (pelo, almíscar) e Flores secas. A passagem por madeira é delicada e remete a coisas velhas. Muito complexo e amplo, terminando com um gostoso toque mineral.

Gustativo

Muito estruturado e com ótimo volume de boca. Acidez e álcool destacados e taninos marcantes. Apresenta corpo médio alto, intensidade alta e persistência média longa. É um vinho robusto, carnudo e ainda jovem. Os aromas de boca confirmam o nariz e ainda trazem azeitonas pretas, sândalo e resinas de madeira. É um vinho masculino e potente.

Combinação

Este vinho pede pratos de inverno: Guisados, Ensopados, Coq au Vin, Arroz de Pato, Bochecha Bovina cozida em Vinho Tinto, Leitão da Bairrada e Cabrito assado. A culinária árabe clássica é uma ótima pedida. Massas com Pesto de Azeitonas Pretas ou o Genovese, Putanesca e Torta de Cebola Caramelizada combinam.

Motivo da Escolha

Vinho delicioso que mostra muito bem a tipicidade da região do Languedoc, acompanhando sua culinária mediterrânea de inverno. Esse corte (Grenache, Carignan e Syrah) mostra mais uma vez que é uma fórmula vencedora e que funciona muito bem. Sempre agradando e apresentando aromas/sabores menos óbvios.

Vinho  Mas des Mas – Minervois AOC

Safra  2013

Produtor  Domaine Paul Mas

País  França

Tipo  Tinto Seco (FeA – 10M/A)

Região  Languedoc

Volume  750ml

Subregião  Minervois

Uvas  Syrah 40%, Carignan 30%, Grenache 30%

Álcool  14%

Importadora  Decanter

Valor  R$ 129,30

Temperatura de guarda  14º

Temperatura de serviço  16º

Consumir até  2020

Data
Categoria
Plano 155
plugins premium WordPress