Tobelos Rioja Crianza DOC

Plano 95

Vinho  Tobelos Rioja Crianza DOC

Safra  2008

Produtor  Bodega Tobelos

País  Espanha

Tipo  Tinto Seco (FeA – 13M/FAE)

Região  Rioja

Volume  750ml

Subregião  Rioja Alta

Uvas  Tempranillo

Álcool  13,5%

Importadora  RM do Brasil

Temperatura de guarda  14º

Temperatura de serviço  16º

Consumir até  2020

HISTÓRICO

Em 1998, Ricardo Reinoso, um administrador de empresas vinícolas com mais de 30 anos de experiência reuniu alguns investidores e fundou a “La Encina Bodegas y Viñedos”. Desde o início, o objetivo principal era apresentar ao mercado vinhos consistentes, com ótima tipicidade e um pouco de modernidade.

 

O ano de 2002 marca o lançamento dos primeiros vinhos e, também, da mudança de marca: surge a “Tobelos – Bodegas y Veñedos”. Atualmente, a empresa é classificada como uma “Vinícola Boutique”; está localizada em Briñas, no sopé da Sierra Cantabria e dos Montes Obarenses, na sub-região de Rioja Alta, em uma das áreas de maior destaque na produção de vinhos da denominação Rioja. A região é conhecida por suas particularidades climáticas e topográficas, que oferece um terroir ideal para produção de vinhos de qualidade excepcional.

 

A empresa só trabalha com vinhedos próprios (10ha), onde produz algo em torno de 180 mil litros. A moderna adega emprega técnicas de ponta, com destaque para o uso da gravidade (e não de bombas) para transitar o vinho nos diferentes estágios de produção. Sem dúvida alguma, este é um produtor de destaque, que valoriza cada etapa da produção e isso se reflete na incrível qualidade dos seus vinhos.

CURIOSIDADE

O nome “Tobelos” foi inspirado nos primeiros habitantes da península Ibérica, chamados de Thobelos (descendentes de Tubal). O logotipo da vinícola (foto ao lado) foi inspirado na primeira grafia conhecida do nome da região “La Rioja”, em um documento de 1293, encontrado na Catedral de Santa María de La Redonda em Logroño, capital da província.

FICHA TÉCNICA

Vinificação

Colheita manual em vinhedos de 25 anos localizados no sopé da Sierra Cantabria, em Briñas e Haro. Após a seleção e o desengace, o mosto seguiu para os tanques de aço inox onde ocorreu a fermentação alcóolica com leveduras selecionadas durante 09 dias e com 02 remontagens diárias. O vinho ainda ficou mais 11 dias em contato com as cascas (maceração) antes de ser prensado e transferido para as barricas de carvalho (francês, americano e esloveno), onde permaneceu por 13 meses.

Visual

Rubi pleno ainda violáceo. Apresenta intensidade média, densidade média alta e sem halo de evolução.

Olfativo

Primeiro ataque de Frutas Vermelhas e Negras Passadas (FVNP – mirtilo, jabuticaba, amora, cereja, groselha e morango), Animal (couro novo, pelo), Terroso (estrada de terra, tijolo, argila, poeira) e a marcação de madeira (caramelo, tostado, torrefação). Depois, os aromas abrem para Figo Seco, Balsâmicos e um toque de Especiarias (noz moscada). Muito típico.

Gustativo

Excelente volume de boca, com acidez destacada, álcool integrado, taninos firmes e ligeiro amargor residual. Apresenta corpo médio para maior, intensidade alta e persistência média. A boca confirma os aromas de nariz, destacando-se o estágio em madeira e os frutos maduros. Algo lácteo por conta da malolática. Vinho macio e bem acabado.

Combinação

Excelente opção de vinho para este inverno, degustando em torno da lareira. Mas, se for à mesa, também fará bonito. Eu recomendo as caças assadas (cordeiro, javali, coelho…) com molhos de ervas e vinhos. Molhos vermelhos e marrons apurados acompanhando massas, arroz ou cortes bovinos são boas opções. Dentre os queijos, prefira os tipo “Grana” curados.

Motivo da Escolha

Não é fácil encontrar um bom Rioja Crianza pronto para beber abaixo dos R$100,00 no Brasil. Quando eu conheci este pequeno produtor, logo percebi que se tratava de um grande achado. Este vinho é um ótimo exemplo da denominação e os anos de guarda na garrafa lhe fizeram muito bem.

plugins premium WordPress