Torcicoda Primitivo – Salento IGT

Plano 190

Vinho  Torcicoda Primitivo – Salento IGT

Safra  2015

Produtor  Azienda Tormaresca

País  Itália

Tipo  Tinto Seco (FeA – 10M/FH – 08M/Gar)

Região  Puglia

Volume  750ml

Subregião  Salento

Uvas  Primitivo

Álcool  14%

Importadora  WineBrands

Temperatura de guarda  14º

Temperatura de serviço  16º

Consumir até  2023

HISTÓRICO

A história desta vinícola começa na década de 1990, quando a famosa família Antinori (da Toscana) percebeu o potencial pouco explorado da região da Puglia (sul da Itália, “calcanhar da bota”). Durante uma viagem de férias e prospecção, eles decidiram que era hora de investir na região. Renzo Cotarella, um dos maiores enólogos da Itália e consultor da família, recomendou o investimento. Ele selecionou algumas áreas de maior interesse e começou a “desenhar” o modelo de negócio.

 

A família adquiriu vinhedos em duas das melhores áreas produtivas: Alto Salento (“Masseria Maìme”) e Castel del Monte DOC (“Tenuta Bocca di Lupo”). Desde o início, perceberam que a região possuía castas autóctones incríveis (do tempo da colonização grega) e clima perfeito. Faltava apenas investir em produção, técnicas modernas de vinificação e visão de mercado.

 

A primeira safra comercializada foi a de 2008 e o sucesso foi instantâneo. Atualmente, eles possuem cerca de 350 hectares de vinhedos, na sua maioria com castas autóctones (Bombino Bianco, Fiano, Agliânico, Primitivo, Negroamaro e Nero di Troia) e algumas castas internacionais (Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Syrah).

Curiosidade

O Torcicoda foi o primeiro vinho da região Puglia a entrar para a lista dos “100 melhores vinhos do ano – Top100” da revista Wine Spectator.

FICHA TÉCNICA

Vinificação

Colheita manual apenas no vinhedo de Alto Salento, no início de Setembro. O mosto esmagado passou por longa maceração à frio em tanques de aço. A fermentação alcoólica ocorreu com leveduras selecionadas e temperatura média baixa (26ºC). Em seguida, o vinho foi separado das cascas e transferido para as barricas de carvalho francês e húngaro onde estagiou por 10 meses, ocorrendo a transformação malolática completa. No final, ele foi filtrado, estabilizado e engarrafado; permanecendo mais 08 meses descansando antes de poder ser comercializado.

Visual

Rubi pleno e maduro. Apresenta intensidade alta, densidade média e com pequeno halo de evolução.

Olfativo

Impressionante explosão de aromas de Frutas Vermelhas e Negras Passadas (FVNP – todas), Frutas Secas (FS – tâmara, figo e uva passa) e Especiarias (pimenta síria, noz moscada, cravo). Em seguida, surgem aromas vinculados à passagem por madeira (bombom de chocolate, baunilha, caramelo, fumo de corda, resina de cedro…). Termina abrindo para um delicioso almíscar, couro novo e terra preta. Muito amplo.

Gustativo

Ótimo volume de boca e muito provocativo. Acidez destacada, álcool bem integrado e taninos firmes sem amargor residual. Apresenta-se seco, corpo médio para maior, intensidade alta e persistência média longa. A boca confirma o nariz e ainda traz Chocolate, Licor de Cacau e Castanha portuguesa. É um vinho potente, guloso, carnudo e que ainda vai evoluir bem por mais 02 anos.

Combinação

Este vinho pede pratos intensos. Os meus preferidos são: cabrito assado, cordeiro, caças, ragus, guisados, risotos e molhos picantes. Pizzas fortes, arroz negro com funghi, linguiças artesanais e carne seca podem surpreender. Degustei com um Escondidinho de Carne Seca e Queijos tipo Grana, ficou perfeito.

Motivo da Escolha

Sem dúvida alguma, este é um dos grandes Primitivos da Puglia. Ele mostra muito bem o potencial da casta e a capacidade de produzir vinhos de alta gama. Sem contar que conseguimos um desconto fantástico para o nosso Clube, tornando-o imbatível.

plugins premium WordPress